Fernando José Oliveira Lopes

De Portal da Codificação Clínica e dos GDH

2773

Tabela de conteúdo

Informação

Técnico Superior da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desde 1985, a trabalhar no Serviço de Bioestatística e Informática Médica (SBIM) desde Janeiro de 1997 e no Gabinete de Apoio Informático (GAI), mais tarde Centro de Informática (CI) desde Março de 2002; actualmente com a categoria de Assessor Principal (desde 19/4/2004).

Licenciado em Medicina pela FMUP em 1981. Responsável desde 2002 pela selecção e aquisição de equipamento informático e telefónico para a Faculdade, bem como pela instalação, manutenção e expansão da sua rede informática.

Tem participado no apoio ao ensino e à investigação científica (através de aulas, mestrados, inúmeras palestras e assessoria a projectos de investigação) nas áreas da codificação clínica pela ICD-9-CM, do agrupamento em GDH e na gestão, auditoria e exploração das bases de dados hospitalares daí resultantes. Publicou artigos em revistas nas áreas da tecnologia dos computadores e na investigação epidemiológica baseada na exploração das bases de dados dos GDH.

Criou o InterSIM (1999), protótipo de base de conhecimento na internet em Medicina, que manteve até 2009, altura da criação e instalação do Portal da Codificação e dos GDH (para onde migrou os conteúdos entretanto produzidos) e de que é Editor-Chefe.

É codificador clínico do Hospital de São João, EPE desde 1988 e, desde 1993, auditor interno e responsável pela formação dos médicos codificadores. Neste hospital foi responsável pela criação, desenvolvimento e expansão de sistemas de informação clínico-administrativos no Serviço de Cirurgia 4 (entre 1986 e 1997) e no Gabinete de Análise de Gestão e Organização (desde 1992), no âmbito do qual se produziram estatísticas e facturação hospitalar antes dos respectivos módulos serem desenvolvidos pelo SONHO. Foi membro de vários grupos de trabalho para a revisão do processo clínico e sucessivas comissões de informática.

Responsável pelos Seminários de Codificação do Hospital de São João.

É consultor da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS) [1] nas áreas da ICD-9-CM e dos GDH. Leccionou numerosas formações nestas áreas e realizou auditorias da informação clínica em vários hospitais. Participou no desenvolvimento da aplicação LDRG e na concepção do Integrador. Criou o programa Auditor (1996), destinado à auditoria da codificação clínica e das BD dos GDH, utilizado actualmente em todos os hospitais do SNS.

É consultor da ARS Norte nas áreas da codificação clínica e do SIGIC.

É sócio fundador e actual presidente da Associação dos Médicos Auditores e Codificadores Clínicos (AMACC).

8-11-2011


É editor deste Portal na área da informação geral e das Notas de codificação sobre Neurologia e Neurocirurgia


Referências

  1. Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS)


Contribuições (clique para obter a listagem)

Contribuições de Fernando Lopes


Contacto




Ferramentas pessoais
Ferramentas