Classificação Estatística Internacional de Doenças e de Problemas Relacionados à Saúde, 10ª Revisão (CID-10)

De Portal da Codificação Clínica e dos GDH

3617

Definição

A Classificação Estatística Internacional de Doenças e de Problemas Relacionados à Saúde, 10ª Revisão, abreviadamente CID-10, é a versão Portuguesa da International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems, 10th Revision, da Organização Mundial de Saúde.


História e desenvolvimento

Uma edição oficial da CID-10.

A Classificação Internacional de Doenças (CID) é utilizada para classificar doenças e outros problemas de saúde registados em muitos tipos de registos de saúde e de vida incluindo certificados de óbito. Para além de permitir o armazenamento e a recuperação de informação clínica, epidemiológica e propósitos de qualidade, estes registos também fornecem a base para a compilação das estatísticas nacionais de mortalidade e de morbilidade pelos estados membros da OMS[1].

A história da CID remonta a 1983 e a CID-10 data de 1994.

A última versão é de 2007 e está disponível no sítio da OMS em http://apps.who.int/classifications/apps/icd/icd10online/

A versão portuguesa é objecto de copyright e é publicada pela Editora da Universidade de São Paulo (Av. Prof. Luciano Gualberto Travessa J, 374 6 andar Ed. da Antiga Reitoria Cidade Universitária 05508-900 São Paulo SP Brazil fax (55) (11) 211 69 88).


Referências

  1. World Health Organization: International Classification of Diseases (ICD)




Ferramentas pessoais
Ferramentas